Imigração Alemã > Exposições virtuais
Exposições virtuais
A exposição virtual é um projeto do Instituto Martius-Staden iniciado em 2010 para divulgar os documentos históricos e as obras raras de seu acervo sobre a imigração alemã. A tecnologia contemporânea possibilita a exibição de uma mostra criada exclusivamente para o ambiente virtual. As exposições instigam seus visitantes a vir conhecer o Instituto e os materiais que salvaguardamos, incentivando pesquisadores e outros interessados.
A primeira exposição virtual tratou da vida e obra de Carl Rath, um alemão que imigrou em 1845 e ajudou na construção do Cemitério dos Protestantes na Rua Sergipe, além de desenhar mapas e plantas da região.
O Instituto ainda disponibilizou a mostra Viagem por uma São Paulo Alemã: do primeiro assentamento a 1930: no Estado de São Paulo, o primeiro desembarque de imigrantes alemães ocorreu em 1827 no porto de Santos. Só em 1829, no entanto, ocorre o primeiro assentamento oficial no então município de Santo Amaro, hoje um bairro da cidade de São Paulo. Este marco é o ponto de partida para viajarmos de 1829 até 1930, por meio de fotografias, ilustrações, dados e documentos, frutos de pesquisa feita pelo Arquivo do Instituto Martius-Staden.
Além disso, oferecemos a exposição: Visconde de Porto Seguro: Pai da história do Brasil de 2016 em formato pdf. A mostra comemora o bicentenário do nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen, uma importante personalidade para a história brasileira.
As exposições podem ser visualizadas aqui:
Carl Rath
http://www.martiusstaden.org.br/CarlRath/carl_rath_flash-full.html
Viagem por uma São Paulo Alemã: do primeiro assentamento a 1930
Visconde de Porto Seguro: Pai da história do Brasil
Casa de Carl Rath