Contato

+55 (11) 3747-9222

E-Mail

Compartilhe ››

Publicações

Publicações > Ebooks

A ideia de publicar e-books com distribuição gratuita faz parte dos objetivos do Instituto Martius-Staden, a difusão do intercâmbio cultural entre o Brasil e povos de língua alemã.

Confira nossos títulos:

 

Zwischen Gummizapfern und Kautschukbaronen: Erinnerungenan 18 Jahre im Kautschukhandel in Amazonien (1897-1915)


Autor: Josef Maria Feichtner
Instituto Martius-Staden
São Paulo, 2013
Páginas: 85

ISBN: 978-85-64168-05-3

Idioma: alemão
Download: pdf | epub | mobi

 

 

 

Fritz Müller – O Príncipe dos Observadores / Fürst der Beobachter

Autores: Rainer Domschke, Sefano Carlo Filippo Hagen, Luiz Roberto Fontes, Eckhard E. Kupfer e Ana Rüsche
Páginas: 72
ISBN, 3ª edição, 2012: 978-85-64168-04-6
Idiomas: alemão e português

Download: pdf

 

 

Schlepper, Nepper und Migrantenfänger anno 1827

Schlepper, Nepper und Migrantenfänger anno 1827

Autor: Friedrich Hüttenberger 
Páginas: 75
Idioma: alemão 

Em novembro de 1827, cerca de 500 imigrantes da região de Renânia-Palatinado, 237 deles secretamente, ou seja, sem passaporte válido, deixaram sua terra natal para emigrar para o Brasil. O professor Friedrich Hüttenberger documenta em detalhes os acontecimentos dessa jornada, desde a partida até as primeiras dificuldades com a entrada na Holanda, o tempo de espera até o embarque na Maria Helena, o naufrágio sofrido depois, o resgate por outros navios e o tempo de espera forçado em Falmouth, além da prontidão para ajudar os habitantes de Falmouth e finalmente a partida no James Lainig para o Rio de Janeiro onde os emigrantes chegaram em 2 de junho de 1828.

***

Im November 1827 verlassen ca. 500 Pfälzer, davon 237 heimlich, das heisst ohne gültigen Reisepass,ihre Heimat um nach Brasilien auszuwandern. Friedrich Hüttenberger dokumentiert die Ereignisse detailliert von der Abreise bis zu den ersten Schwierigkeiten bei der Einreise nach Holland, die Wartezeit bis zur Einschiffung auf der Maria Helena, der danach erlittene Schiffbruch, die Rettung durch andere Schiffe und die darauf folgende erzwungenne Wartezeit in Falmouth, aber auch die rieisge Hilfbereitschaft der Einwohner von Falmouth und endlich die Abreise auf der James Lainig nach Rio de Janeiro wo die Auswanderer am 2.Juni 1828 ankamen.

Downloadpdf

 

 

RELLIBRA

Ebooks RELLIBRA

Projeto do grupo de pesquisa RELLIBRA (Relações Linguísticas e Literárias Brasil-Países de língua alemã).

Credenciado na USP e no CNPq

Universidade de São Paulo - USP

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humans - FFLCH

Departamento de Letras Modernas - DLM

Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã

Coordenação Geral: Profa. Dra. Celeste Ribeiro de Sousa

 

Além dos textos literários originais em língua alemã,  há outras ‘páginas’/capítulos em língua portuguesa: ‘Dados biobibliográficos do autor’; ‘Resumos comentados’; pelo menos uma ‘Tradução’ e ‘Bibliografia crítica’.

Acesse as obras recuperadas pelo projeto: Ebooks RELLIBRA

 

 

Tour virtual: Exposição FRITZ MÜLLER - PRÍNCIPE DOS OBSERVADORES

A exposição foi realizada de 5 de maio a 8 de julho de 2016 na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e todos estão convidados a visitá-la no tour virtual, composto por fotografias panorâmicas em 360º, que possibilitam a visualização de detalhes dos ambientes e por todos os ângulos.

Ao final do tour, não deixem de apreciar as fotografias (ícone no ângulo superior direito) e conhecer mais detalhes da exposição.

 

https://www.bbm.usp.br/Fritz_Mueller-Tour_Virtual/

 

Também há um vídeo, realizado no período expositivo e com duração de quase 9 minutos, no portal Internet Archive. O vídeo apresenta cinco aspectos do evento: perfil da exposição e convite a visitação; introdução à vida e obra do naturalista; o livro Für Darwin (1864) e a produção da segunda edição, Facts and arguments for Darwin (1869); "Der Minhocão" (O "minhocão", gigantesco animal vermiforme e subterrâneo); obras do artista plástico catarinense, Mir Sestrem, sobre Fritz Müller.

 

https://archive.org/details/ExpoFritzBBM2016

 

 



Entre em contato