O Instituto Martius-Staden publicou dois livros sobre as relações brasileiras e alemãs. O primeiro livro tem como título:
CINCO SÉCULOS DE RELAÇÕES BRASILEIRAS E ALEMÃS
O livro relata em três capítulos as relações dos dois países a partir do século XVI até 1942, tendo como base a trajetória de viajantes e imigrantes alemães no Brasil.
O livro Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs apresenta uma visão geral e ao mesmo tempo aprofundada das relações entre a Alemanha e o Brasil desde o século XVI até 1942. Mais de 25 renomados autores das áreas das ciências e da literatura prestam uma contribuição para o diálogo entre os dois países e, com seus artigos, estimulam a comparação entre as culturas.
Os dados têm fundamento científico e são apresentados em estilo jornalístico, visando o público em geral. Os 20 artigos deste livro tratam entre outros dos seguintes temas: as aventuras de Hans Staden, os jesuítas alemães no Brasil, o governo de Maurício de Nassau no Recife, a relação entre D. Pedro I e Leopoldina de Habsburgo, os cientistas viajantes, a imigração alemã, as relações econômicas e diplomáticas, a contribuição de críticos como Otto Maria Carpeaux e Anatol Rosenfeld, e de escritores como Alfred Döblin (A trilogia da Amazônia) e Stefan Zweig, autor de “Brasil, um país do futuro”.
Para adquirir o livro, entre em contato por meio do e-mail: arquivo@martiusstaden.org.br