RELLIBRA

LIBEA - Literatura Brasileira de Expressão Alemã

PROJETO DE PESQUISA COLETIVA (USP/Instituto Martius-Staden)
Grupo de pesquisa RELLIBRA – Relações linguísticas e literárias Brasil-Países de língua alemã

Credenciado na USP e no CNPq
Coordenação geral: Celeste Ribeiro-de-Sousa
Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã – FFLCH/USP
Início do projeto em 2006

Breve apresentação do projeto

A biblioteca e o arquivo do Instituto Martius-Staden em São Paulo contêm uma das maiores coleções de documentos sobre a imigração de língua alemã no país. Entre esses documentos, sobressaem também as produções literárias criadas pelos imigrantes de idioma alemão e seus descendentes no Brasil: poesia, prosa, teatro. A par de brochuras, publicadas por várias editoras, há inúmeros textos (poemas, contos, narrativas curtas, ensaios), que aparecem em jornais e “anuários” ou almanaques, grande parte dos quais integra o acervo do mencionado Instituto.

O macroprojeto de pesquisa em pauta e em processo “Literatura brasileira de expressão alemã” - LIBEA – comporta algumas das investigações levadas a cabo pelo grupo de pesquisa RELLIBRA “Relações linguísticas e literárias Brasil-Países de língua alemã”, dentro do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã – FFLCH/USP.

O objetivo desta investigação coletiva “Literatura brasileira de expressão alemã” - LIBEA - é recuperar, por autor, a produção literária dispersa, acima citada, e, através da internet, colocá-la, na forma de e-books (microprojetos), ao alcance dos leitores e pesquisadores interessados. Em parceria, o Instituto Martius-Staden oferece o espaço digital e o acesso aos textos.

No lado esquerdo da tela, pode-se ter acesso à introdução, ao método, ao apoio teórico, às fontes bibliográficas, aos micro-projetos (recuperação de autores e obras), que sustentam esta macro-investigação.

 

Saiba mais:

HAAG, Carlos. Tema brasileiro, sotaque alemão. In: Revista Ciência e Tecnologia no Brasil. Pesquisa FAPESP nº 167. São Paulo, janeiro de 2010, p. 85-89. Disponível em > http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2012/09/085-089-167.pdf <.

RIBEIRO-DE-SOUSA, Celeste. Brasil-Países de Língua Alemã: relações literárias. Brasil espelhado em prosa e verso. In: Faria, João (org.) Guia bibliográfico da FFLCH. São Paulo, FFLCH-USP, 2017, p. 1-14. ISBN 978-85-7506-278-4. Disponível em > https://www.fflch.usp.br/guia_bibliografico <.

RIBEIRO-DE-SOUSA, Celeste Ribeiro de. Literatura brasileira de expressão alemã. In: Sibila. Poesia e crítica literária. São Paulo, 12 dez. de 2009. Disponível em > http://sibila.com.br/mapa-da-lingua/literatura-brasileira-de-expressao-alema/3295 <.

RIBEIRO-DE-SOUSA, Celeste Ribeiro de. Uma narrativa safa em tempos de censura. Da literatura da imigração alemã. In: Sibila. Poesia e crítica literária. São Paulo, 1 abr. de 2013. Disponível em > http://sibila.com.br/mapa-da-lingua/uma-narrativa-safa-em-epoca-de-censura/9374 <.

RIBEIRO-DE-SOUSA, Celeste Ribeiro de. A literatura brasileira de expressão alemã e a crítica. In:   Pandaemonium Germanicum. São Paulo, v. 19, n.28, set.-out. 2016, p. 45-73. Disponível em > http://www.revistas.usp.br/pg/article/view/119171/116546 <.


Plano geral da pesquisa

I Parte: 
Introdução
Método
Apoio teórico
Fontes bibliográficas

II Parte: 
Recuperação de autores e de textos
Imigrantes e descendentes
O caso dos exilados
O caso dos viajantes

III Parte: 
Redação de uma história da literatura brasileira de expressão alemã ou da literatura da imigração alemã no Brasil, com os enfoques seguintes:
1ª geração: imigrantes a partir de 1824.
2ª geração: filhos de imigrantes. Imigrantes contemporâneos.
3ª geração: netos de imigrantes. Imigrantes contemporâneos.

Pesquisadores participantes
Alceu João Gregory
Ana Julia Mazotti
Ana Maria de Paula Bella
Bruno Ceretta
Celeste H. M. Ribeiro de Sousa
Cristina Alberts Franco
Elke Dislich
Gerson Roberto Neumann
Ingrid Ani Assmann
Jael Glauce da Fonseca
Jefferson André de Jesus Corredor
José Luís Félix
Karola Zimber
Luana de Julio de Camargo
Maria António Hörster
Mariana Chirico Machado Holms
Marlen Eckl
Marlene Holzhausen
Patrícia da Silva Santos
Priscilla Lopes d’ El Rei
Rodrigo Botelho
Thomas Keil
Ruth Bohunovsky
Valburga Huber

O grupo está aberto a todos os pesquisadores interessados, inclusive a candidatos a Iniciação Científica, a Mestrado e a Doutorado. Basta contatar a Profa. Dra. Celeste Ribeiro de Sousa: celeste@usp.br.