Publicação: Imperatriz Leopoldina - um grito de independência

IMPERATRIZ LEOPOLDINA: UM GRITO DE INDEPENDÊNCIA

História da imperatriz Leopoldina é tema de livro do Instituto Martius-Staden

Obra, que conta o papel ativo de Leopoldina no processo de independência do Brasil, é lançado pelo Colégio Visconde de Porto Seguro e pelo Instituto Martius-Staden

A publicação é uma homenagem aos 200 anos da Independência, e, para isso, Leopoldina, real protagonista desse marco histórico brasileiro, foi escolhida para ser retratada com destaque. Uma personagem mulher que foi política e culturalmente relevante em sua época. A obra homenageia a imperatriz Leopoldina e proporciona um vasto panorama de interessantes temas a ela vinculados, como ciência, política e cultura. Uma fascinante viagem ao passado oferecida por pesquisadores que trazem um novo olhar sobre Leopoldina e o papel da mulher na história do Brasil. 

A obra trata da vida pública da princesa austríaca e compõe um rico mosaico de sua importância para a história do Brasil no século XIX, sobretudo no que diz respeito ao papel desempenhado por ela no processo da independência e, posteriormente, no reconhecimento internacional da soberania brasileira. 

O livro conta com a participação de renomados pesquisadores, historiadores e professores, como, por exemplo, a autora e historiadora brasileira Mary Del Priore, especialista em temas sociais. Mary ganhou mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais, entre os quais quatro Jabutis. Além de discorrer sobre a vida pública de Leopoldina, a professora apresenta também a relação íntima da imperatriz com o imperador. 
 

Para adquirir o livro, entre em contato por meio do e-mail: arquivo@martiusstaden.org.br 

Mais informações:
contato@martiusstaden.org.br
www.martiusstaden.org.br
(11) 3747-9222