Coleção Varnhagen

Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro (1816-1878), foi um militar, diplomata, crítico literário e historiador brasileiro. Com a publicação de sua principal obra História Geral do Brasil (1854-1857), tornou-se conhecido como o “Pai da História do Brasil”. Essa obra foi de importância central para a historiografia brasileira e serviu como base para diversos outros estudos do gênero no País.  

Varnhagen escreveu outras obras que também contribuíram para o entendimento da história e da literatura do Brasil, como, por exemplo: Crônica do descobrimento do Brasil, História das lutas com os holandeses no Brasil, Amador Bueno ou a Coroa do Brasil, Cancioneirinho de trovas antigas, Da literatura dos livros de cavalarias, Florilégio da poesia brasileira, que foi um dos textos fundadores da historiografia da literatura nacional, entre muitas outras. Além desses livros, há também artigos e ensaios de Varnhagen que foram publicados no jornal O Panorama e na Revista Universal Lisbonense, dos quais foi colaborador. Esses textos ‘menores’ não são de menor importância no conjunto de sua obra.   

    

Por último, é o patrono do Colégio Visconde de Porto Seguro, dentro do qual o Instituto Martius-Staden está localizado (campus Panamby). É aqui que incorporamos uma valiosa doação do Sr. Hermann Wever de edições raras das obras de Varnhagen, que estão catalogadas em nosso sistema e disponíveis também fisicamente para consulta, em um local de destaque no Instituto.

Clique aqui para acessar a lista de obras pertencentes à coleção.

 

Doações

Um arquivo histórico sobre a imigração alemã é um acervo vivo e dinâmico e depende de novas informações e materiais para permanecer relevante. Além disso, fatos, documentos e memórias que cairiam no esquecimento ganham vida e importância histórica. Assim, é fundamental recebermos doações de famílias de origem de língua alemã.

Se você deseja doar algum material ou fazer uma contribuição financeira pode entrar em contato com o arquivo pelos seguintes canais:
E-mail: arquivo@martiusstaden.org.br
Telefone: (11) 3747-9222