Orquestra Visconde de Porto Seguro

          Fundada em 1982 pelo professor Afonso Moritz, a Orquestra Visconde de Porto Seguro se apresentou em diversos teatros, escolas, igrejas e clubes nas últimas décadas. À sua frente, vários maestros, na maioria professores vindos da Alemanha, foram dirigentes da orquestra, mas figuras importantes do cenário musical paulista também fizeram parte da história do grupo. Atualmente o maestro José Luiz Ribalta conduz a orquestra, focando o desenvolvimento técnico de seus integrantes, enquanto busca transformar o conjunto em referência na difusão cultural por meio da música sinfônica.

José Luiz Ribalta – Regente

          Maestro da Big Band, bem como da Orquestra Visconde de Porto Seguro, José Luiz Ribalta é Bacharel em Composição e Regência (FAAM), mestre e doutor em Música (USP). Durante os anos de 2006 e 2007 residiu em Salzburg, Áustria, aperfeiçoando-se na Universidade Mozarteum e na Universidade de Salzburg. Nessa última, também atuou como professor convidado ministrando palestras sobre a cultura brasileira, assim como foi responsável pela direção e criação do grupo vocal “Brasilis”.

         Durante sua carreira, atuou como regente e diretor musical à frente de diversos coros, além de ter desenvolvido extensa trajetória profissional como diretor musical e arranjador para espetáculos teatrais, shows e gravações, com os quais obteve o Prêmio Itaú Cultural Rumos de 2004 pela direção e composição da trilha sonora da audioficção “Muribeca”. Entre 2009 e 2013 esteve ligado à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, à Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e à Orquestra do Theatro São Pedro, atuando como coordenador do arquivo artístico. Durante os anos de 2017 a 2021 foi regente assistente do Coro de Câmara do Departamento de Música da Universidade de São Paulo-USP.

 

Seleção de Músicos - Processo encerrado

Clique aqui para acessar a página com os resultados do Processo de Seleção de Músicos para a Orquestra Visconde de Porto Seguro