Lançamento: Famílias Brasileiras de Origem Germânica, vol. 9

Lançamento do novo volume da série Famílias Brasileiras de Origem Germânica

Nove anos depois da publicação do último volume da série Famílias Brasileiras de Origem Germânica, vem aí mais um lançamento do Instituto Martius-Staden, entidade sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. As atividades dessa instituição destinam-se a fomentar o intercâmbio cultural entre o Brasil e os países de língua alemã, como a Alemanha, a Áustria e a Suíça.

Neste ano tão desafiador, o Instituto desenvolveu um novo volume da série Famílias Brasileira de Origem Germânica, focado nos imigrantes de língua alemã que se estabeleceram no interior do estado de São Paulo e em seus descendentes.

O objetivo dessa publicação é resgatar a genealogia dos primeiros imigrantes austríacos, alemães e suíços que contribuíram para o desenvolvimento e o crescimento de algumas cidades do interior paulista, como Campinas, Rio Claro, Piracicaba, Limeira, entre outras.

Vale lembrar que Limeira foi um importante polo industrial no século XIX, sendo conhecida pela famosa Fazenda Ibicaba, sede da primeira colônia de imigrantes no Brasil e considerada uma das mais importantes, por ter sido pioneira na substituição da mão de obra escrava pela de imigrantes europeus, principalmente suíços e alemães. Atualmente, a fazenda faz parte do município de Cordeirópolis, emancipado de Limeira em 1948.

Para a realização da publicação contamos com apoio do historiador e autor José Eduardo Heflinger Júnior, que há cerca de 35 anos realiza pesquisas sobre a história da imigração de língua alemã no interior do estado de São Paulo. Além disso, a obra tem o suporte de outra importante fonte de pesquisa: os registros da Igreja Luterana de Campinas, transcritos parcialmente pela equipe do Instituto Martius-Staden.

As famílias tradicionais do interior do São Paulo estão presentes nessa nova publicação concedendo pequenos relatos históricos e falando sobre as tradições dos imigrantes de língua alemã. Como essas famílias participaram da fundação de escolas, igrejas, cemitérios e comércios locais, sempre buscando o desenvolvimento econômico, social e cultural das cidades onde se estabeleceram.

O levantamento do resgate histórico de cada cidade fonte importante para manter viva a memória da história para as futuras gerações as tradições dos imigrantes de língua alemã no interior do estado de São Paulo.

Confira o lançamento virtual do volume IX da série Famílias Brasileiras de Origem Germânica: